• Redação

Tendências em logística last-mile para ficar atento(a)




De alguns anos para cá, vimos o crescimento do e-commerce e uma nova lógica de consumo e distribuição foi tomando forma. Com a pandemia, isso foi acelerado e as empresas e startups de logística viram um grande crescimento e evolução de seus negócios se desdobrando.

Silvia Motta, Diretora de Estratégia e M&A da Movile, é uma das responsáveis pelo desenvolvimento da nossa vertical de logística, hoje já composta por Moova e Mensajeros Urbanos!


Ela compartilhou conosco algumas tendências que enxerga para o setor em curto, médio e longo prazo.

1 — AI e Machine Learning Já está rolando

Não dá mais para imaginar tecnologia sem falar de AI. Aqui, ela entra em cena otimizando rotas, criando um melhor aproveitamento de espaços ociosos e abrindo novas funcionalidades que melhorem o processo para as empresas, fábricas, clientes e agentes de logística.

2 — Capilarização da Cadeia Curto Prazo

A utilização da tecnologia para conectar novos agentes para cadeia logística e criar novas formas de negócio é uma das grandes tendências. Criação de dark stores, armazéns urbanos e novas formas multimodais de entrega são alguns dos exemplos de como estamos aumentando a eficiência dos intermediários e diminuindo o tempo de entrega para o cliente final.

Exemplo: Hoje já existem pessoas físicas locando espaços ociosos de suas residências para armazenamento de cargas de transporte, como um “AirBnB” de logística.


3— Distribuição mais Inteligente Médio/Longo Prazo


Hoje, quando você faz uma compra online, é mais provável que ela saia de um centro de distribuição do que da loja mais próxima a você. Isso ocorre porque falta espaço e tecnologia de controle de estoque para gerir compras físicas e online ao mesmo tempo. Esta realidade tende a mudar, com lojas se tornando mais robotizadas e passando a ser tanto lojas físicas como armazéns de distribuição.

4 — Popularização de veículos autônomos Longo Prazo

A popularização e acesso a veículos autônomos para realizar entregas é outra tendência, indo de encontro ao uso de cada vez mais tecnologia para automatização de processos.


Quer compartilhar um pouquinho das tendências? Você pode enviar essa imagem para seus colegas :)