• Carreiras Movile

Por que acreditamos em tomar riscos?



Quem é a Movile?


Sim, a Movile é uma empresa que surgiu há mais de 20 anos. Se olharmos para a nossa história e para como chegamos até aqui (uma investidora estratégica que encontra e acelera empresas de tecnologia), dificilmente encontraremos momentos estáveis e de tranquilidade.


Como é o dia-a-dia em uma investidora estratégica?


Nossa cultura prega desde sempre a importância de tomarmos riscos diariamente, em pequenas e grandes decisões, para mantermos nossa velocidade e seguirmos encontrando novas maneiras de resolver os problemas do dia a dia. Mais do que criar um playbook que resolva todas as coisas, acreditamos que as pessoas que estão aqui têm capacidade de avaliar o seu contexto e assumir riscos que nos levem para outro patamar.


Por que se arriscar?


Mas por que fazemos isso? Não seria mais fácil desenhar processos, e políticas e pedir para todas as pessoas seguirem exatamente o que está escrito? A resposta é: talvez. Teríamos errado menos? Sim! Mas será que teríamos construído essa história incrível e chegado até aqui? A resposta com certeza é não!


Conversei com algumas pessoas aqui da Movile e juntos(as) levantamos 4 motivos de por que acreditamos tanto em incentivar a tomada de risco como parte da nossa cultura. Aqui estão eles:

  1. Nós trabalhamos todos os dias para contratar pessoas incríveis e diversas, que trazem consigo muitas experiências e um talento absurdo, com capacidade de transformar realidades. Não faz nenhum sentido trazer essas pessoas para dentro e limitar a autonomia e espaço para tomarem riscos. Precisamos que todos(as) estejam livres e comprometidos(as) em criar novas maneiras de fazermos as coisas.

  2. Acreditamos que um ambiente aberto para a tomada de risco será mais ágil e flexível para lidar com as mudanças do dia a dia e do mercado. Não temos um manual de como lidar com tudo que está acontecendo e não podemos acreditar que poucas pessoas na empresa saberão dizer o que todas precisam fazer. Precisamos ter pessoas dispostas e preparadas para assumir grandes desafios.

  3. Não existe nenhuma certeza no mercado de tecnologia e muita coisa ainda precisa ser descoberta. Seria muito ineficiente pedir para nossas pessoas se limitarem ao que é conhecido e o que com certeza dará certo. E se, a partir do risco, descobrirmos uma nova forma de operar? E se, a partir do risco, encontrarmos uma nova estratégia para crescermos 10 vezes? O risco traz novas possibilidades e talvez nos leve para outro patamar.

  4. A tomada de risco nunca caminhará sozinha. Para que essa característica seja forte, é necessário que as pessoas sejam muito responsáveis, tenham senso de dono, trabalhem com autonomia e saibam fazer avaliações complexas com agilidade. Então, incentivar a tomada de risco em nossa cultura vai muito além, trazendo consigo um conjunto de comportamentos que são extremamente valiosos.

Como disse no início deste texto, a história da Movile e das nossas empresas investidas é recheada de pessoas que arriscaram em busca de algo diferente ou tentando resolver um problema mais complexo. Com certeza ter um espaço aberto para isso nos fez errar muito mais rápido, aprender absurdamente e seguir acelerando.


Tomar riscos faz parte da inovação


Mais do que ter um espaço aberto, nossa cultura prega que as pessoas tenham espaço para pensar, decidir e encontrar novas alternativas, sendo o risco um dos fatores que compõem esse pacote.


Não criaremos as maiores empresas de tecnologia da América Latina sem sermos ousados. Estar nesse mercado por si só traz riscos diários e é essencial que nossa cultura esteja pronta para lidar com isso.



 

Quer ler mais conteúdos como esses? Confira: