• Redação

Martech: a união do marketing e da tecnologia para crescer o negócio


martech

Boas estratégias de marketing são essenciais para tornar uma empresa conhecida, o que, consequentemente, ajuda a atrair clientes, aumentar o volume de vendas e de faturamento e a chamar a atenção de potenciais investidores(as).


Entretanto, para que essas ações gerem os resultados esperados, é muito importante que o que é oferecido pelo negócio esteja alinhado ao perfil e às preferências do público-alvo.


A ideia, portanto, é que as estratégias e conteúdos criados não apenas divulguem a marca, mas que também criem um interesse pelos produtos e/ou serviços oferecidos, de modo que faça os consumidores realmente desejarem adquiri-los.


O conceito de martech chega para tornar os processos que envolvem esse cenário muito mais dinâmicos, precisos e otimizados.


A junção das palavras marketing e tecnologia dá origem à palavra martech, que define um setor no qual a tecnologia é a principal base para ações de comunicação e de divulgação de uma empresa junto ao seu público.


O objetivo é que a orientação por dados permita a criação de campanhas mais estratégicas, fundamentadas em insights que foram identificados por meio de informações geradas pela própria empresa e seus clientes, e não apenas sobre achismos.


As martechs seguem as tendências das empresas "techs" que ganharam mercado nos últimos anos, tais como as fintechs, edtechs e healthtechs. Com o uso amplificado da tecnologia a favor do marketing, as empresas que contratam esse tipo de serviço conseguem obter vantagens como tomadas de decisões mais eficientes, otimização de tempo e maior alcance de marca.


2 exemplos de martech

Para o conceito de martech ficar mais claro, usaremos alguns exemplos. Um deles é a utilização de ferramentas de monitoramento e análise de sites e aplicativos.


Soluções desse tipo permitem acompanhar o comportamento dos visitantes de uma página web, apontando para os gestores quais áreas são mais acessadas, número de conversões, cidade onde está o usuário, entre outros pontos relevantes.


Com esse tipo de informação nas mãos, fica mais fácil saber em qual área do site colocar um banner de conversão, por exemplo. Isso aumenta as chances de os visitantes clicarem e informarem seus dados para a empresa, os quais podem ser usados em outras estratégias de atração de clientes.


Outro recurso de martech que pode ser utilizado é o de geolocalização. Interessantes para processos omnichannel, ferramentas desse tipo ajudam a identificar qual tipo de ação chama mais atenção de determinado grupo de clientes, onde instalar novos pontos de venda, entre outros critérios que têm relação com o local onde o público está.


Algumas ferramentas de martech

Empresas e startups que estão no início de suas operações, muitas vezes não podem contratar terceiros especializados nesse tipo de serviço. Por isso, seguem algumas ferramentas que de martech que podem ajudar a obter insights:

  • Google Analytics;

  • MailChimp;

  • All In (antigo Social Miner);

  • Hootsuite;

  • Decision 6.

Google Analytics

Ferramenta de monitoramento de sites e aplicativos, o Google Analytics conta com recursos de Inteligência Artificial (IA) e Business Intelligence (BI) para que seus usuários consigam monitorar e acompanhar o comportamento e cliques dados pelos visitantes nos sites de suas empresas.


Com a geração de relatórios que podem ser de diferentes períodos, como diários, semanais ou mensais, é possível analisar métricas como:

  • número de pessoas que estão sendo atingidas com os conteúdos postados;

  • quantidade de usuários (pessoas únicas) que acessam as páginas;

  • taxa de rejeição, que é a indicação de saída de um visitando logo após acessar uma única página, sem ir para as demais;

  • quantidade de páginas visitadas e quais foram mais acessadas.

MailChimp

Ferramenta para envio de e-mail marketing, o MailChimp permite o disparo de campanhas segmentadas, separando em grupos distintos quais leads ou clientes receberão o conteúdo via correio eletrônico.


Uma das funcionalidades oferecidas pelo MailChimp é a possibilidade de verificar o percentual de taxas de abertura de e-mail, o que pode ajudar tanto para a limpeza de dados (exclusão de endereços inexistentes, por exemplo) quanto para a análise de resultados de testes A/B.


All In (antigo Social Miner)

A All In, antigo Social Miner, é uma ferramenta de martech especializada em análise de dados de clientes.


Usando como base recursos de Big Data, Inteligência Artificial, mas também humanização, a proposta dessa solução é a criação de campanhas automatizadas e personalizadas que ajudam a melhorar a performance do negócio.


Hootsuite

Plataforma de gerenciamento de redes sociais, a Hootsuite contribui para que o fluxo de trabalho com essas mídias se torne mais otimizado, rápido e preciso.


A solução ajuda a aumentar a interação com os seguidores e clientes, fomentando a conexão entre a marca e seus consumidores.


Decision 6

A Decision 6 é uma ferramenta que capta sinais dos smartphones, identificando quais clientes estão próximos das lojas físicas. Com base nessa informação, a empresa consegue analisar o comportamento dos consumidores e o desempenho das lojas.


Dessa forma, é possível gerar importantes insights para criação de estratégias que aumentem a conversão.


Benefícios do martech para as empresas

O propósito do conceito martech é o uso da tecnologia como premissa para coleta e análise de dados que ajudem na criação de estratégias de marketing mais precisas.


Essa abordagem pode ser utilizada por empresas dos mais variados portes e segmentos, e em todas as etapas que envolvem o relacionamento com os clientes, ou seja, atração de leads, prospecção e fidelização.


Uso de plataformas de analytics, soluções de gerenciamento de dados, Big Data, Inteligência Artificial, entre outras, fazem parte desse cenário e ajudam os negócios a obterem benefícios como:

  • aumento do engajamento digital da marca;

  • melhor acompanhamento de métricas;

  • aprimoramento do relacionamento com o cliente;

  • melhor aproveitamento dos dados gerados;

  • tomadas de decisão mais assertivas;

  • possibilidade de aumentar o faturamento.


Ficar por dentro das novidades é uma forma de descobrir ideias e conceitos que podem ajudar no aprimoramento e no crescimento do seu negócio.


Aqui, no Movile Orbit, você acessa conteúdos tão ricos e informativos quanto este. Para não perder nenhum, assine agora mesmo a nossa newsletter!


 

Redação | Movile Orbit