• Carreiras Movile

Além do orgulho: a diversidade está no dia-a-dia




Como a Movile vem evoluindo e se tornando cada vez mais proud?


Não é de hoje que os movimentos sociais pedem, reiteram e continuam exigindo que as pessoas, empresas e instituições se tornem mais diversas e inclusivas. E não só isso – que valorizem e construam um ambiente seguro para os grupos historicamente sub-representados em espaços de influência e decisão.


E esses lugares não se limitam apenas ao governo ou às cadeiras de diretoria. Ele se ramifica, chegando também nas microdecisões, como as escolhas feitas na usabilidade de um produto ou serviço, por exemplo.


Ou seja, é importante questionar-se, a todo tempo e em todos os lugares, se as oportunidades e soluções que entregamos ao mundo fazem sentido para as diferentes pessoas que aqui estão.


Pensando nisso, vou contar um pouco de como a Movile vem tocando esse processo de desconstrução dentro do pilar LGBTQI+ e evoluindo para uma cultura em que a diversidade vem se tornando cada vez mais uma premissa fundamental e inegociável – no dia-a dia e na estratégia da empresa.


Tomando consciência da necessidade


Dentro do contexto da diversidade e inclusão dos últimos anos, o processo de aderência e internalização do tema aqui na Movile não foi diferente do resto do mercado, a não ser por uma característica da nossa cultura: aceleramos pessoas e negócios.


O que significa que os planos de ações em prol da representatividade – ambientes inclusivos, benefícios de trabalho e líderes preparados para gerir e recrutar pessoas diversas – foram planejados e executados de um jeitinho bem moviliano: com foco na inovação, nas pessoas, nos resultados e na ética.


Olhamos primeiro para dentro de casa, antes de qualquer comunicação externa: buscamos acolher e entender o que é a diversidade, o que é inclusão, quem são as pessoas da comunidade lgbtqi+ (e de outros recortes também) e como poderíamos tornar nossos ambientes mais seguros para elas.


Foi assim que o RESPECT, nosso grupo interno de diversidade formado e gerido pelas nossas pessoas, reestruturou-se e tornou-se bússola para os trabalhos do time de Gente.


Indo além do orgulho – e do óbvio

Depois do processo de entender a necessidade social e de negócio da promoção da diversidade no nosso ecossistema, levamos para a prática todas as ideias.

Algumas das iniciativas foram:

  • Diagnóstico de diversidade dentro das empresas para entendermos onde estávamos posicionados no tema;

  • Mudança de cultura e dos nossos valores;

  • Revisão do código de ética da Movile, deixando clara a não tolerância a práticas preconceituosas, discriminatórias ou de assédio;

  • Adoção de comunicação inclusiva;

  • Ações de visibilidade e conscientização, como celebração da copa mundial de futebol feminino, Semana da Diversidade, rodas de conversa com o Respect e papos sobre branquitude e masculinidade;

  • Sensibilização e treinamento da alta liderança, business partners e recrutadores sobre vieses inconscientes e como disseminar essas mudanças;

  • Revisão do plano de benefícios, garantindo que todos se estendessem à casais e pessoas LGBTI+ – como licença maternidade/gestante, paternidade/não gestante e adoção, plano de saúde para cônjuges e auxílios para redesignação sexual

  • Apoio a eventos, comunidades e iniciativas de mercado LGBTI+

  • Definição de metas ousadas, com uma clara visão de sucesso e evolução e acompanhamento mensal de indicadores, tornando diversidade parte da estratégia de crescimento do Grupo.


A diversidade está no dia-a-dia


Fizemos muitas mudanças importantes, mas temos ainda uma grande trajetória pela frente, com o nosso ecossistema de empresas – até porque não é um movimento que acaba quando atingirmos uma meta.


Precisamos ficar vigilantes quanto aos nossos vieses inconscientes, exercitar a escuta ativa e nos mantermos atentos ao que vai emergindo. No fim das contas, quando enxergamos a diversidade como um elemento essencial da vida em sociedade, percebemos que ela pode mudar e evoluir como qualquer outra coisa.


O interessante disso aqui na Movile é que procuramos garantir que a diversidade caminhe junto com o crescimento dos nossos negócios e esteja presente nas soluções que procuramos desenvolver para conseguirmos alcançar o sonho de impactar bilhões de vidas.


Quer ler mais conteúdos sobre diversidade como este? Acesse:

Como acelerar sua carreira?

Tudo que você precisa saber para trabalhar na Movile ou nas investidas Minha jornada de empoderamento: negritude, autoconhecimento e mercado de trabalho