• Carreiras Movile

PDI: o que é, por que valorizamos e como criar o seu



Aqui nesse artigo, você vai entender o que é um PDI, porque valorizamos tanto essa metodologia aqui na Movile e como você pode fazer um.


O que é um PDI (plano de desenvolvimento individual)?


Plano de desenvolvimento individual é uma forma de tangibilizar o “como” e “onde” queremos chegar. E, justamente por ser individual, precisa estar conectado com o indivíduo, com o seu desejo de desenvolvimento e com seus objetivos de carreira. Normalmente, nas empresas, essa é uma etapa do ciclo de desenvolvimento ou avaliação de desempenho e performance dos colaboradores.


Aqui na Movile, fazemos essa reflexão a cada 6 meses e valorizamos muito esse momento de auto avaliação e projeção sobre crescimento profissional porque entendemos o quão impactante isso é para os resultados que queremos atingir. Além disso, é no PDI que acontece a formalização e o alinhamento sobre o plano de ação que uma pessoa precisa seguir para evoluir em algumas habilidades ou competências e chegar mais perto de seus objetivos profissionais e pessoais.


Por que é importante fazer um plano de desenvolvimento?


Estamos em constante desenvolvimento e, com ou sem um plano individual, todo dia aprendemos algo. Mas sem uma direção, qualquer caminho faz sentido e, para quem tem um objetivo, é importante pensar na jornada em direção a ele. Por isso, um plano para o desenvolvimento individual é importante porque transforma objetivos em ações tangíveis – e isso é fundamental para gente aqui na Movile, já que estamos em constante evolução. O PDI é um elemento fundamental para nossa escalada de pessoas e negócios de impacto global. Por isso, gostaríamos de compartilhar com você algumas dicas de como fazemos isso aqui na Movile e como você pode se inspirar e escalar sua carreira também.

Vamos lá?


Antes de criar um PDI, reflita um pouco


Antes de pensarmos em como definir as nossas ações, é importante darmos um passo para trás e refletirmos sobre onde queremos chegar. Para isso, são importantes as seguintes reflexões:

  • Qual é o meu projeto de vida pessoal a curto, médio e longo prazo?

  • Como pode ser um plano de carreira que faça sentido para alcançar os meus objetivos do projeto de vida, considerando esses 3 prazos?

  • Para alcançar os próximos passos do meu plano de carreira, quais habilidades devo desenvolver? Quais ações podem ser tomadas para isso?

Uma vez que as habilidades a desenvolver estão definidas, é hora de começar a pensar no desdobramento do PDI!


Construindo o PDI


Estamos condicionados, desde a escola, a pensarmos em frentes formais de educação, quando falamos de aprendizagem. Porém, antes de decidir qual será o nosso plano de desenvolvimento para um certo objetivo da vida, é importante refletir sobre as formas que aprendemos, como adultos.


Aprendemos enquanto lemos, ouvimos uma conversa, vemos um vídeo, mas também aprendemos quando conhecemos um lugar novo, conhecemos uma nova pessoa, entramos em uma nova comunidade, quando fazemos uma reunião. Aprendemos ainda, quando fazemos um projeto novo, quando perguntamos, e principalmente, quando ensinamos. Você já parou para refletir qual forma você mais gosta de aprender? Ou você já pensou que, para melhorar em algo, você pode ter um plano que combine várias formas de aprender sobre aquilo?


Duas pessoas nos inspiram muito, quando falamos de desenvolvimento e aprendizagem: Alex Bretas e Conrado Schlochauer. Alguns conceitos que eles trazem são muito importantes, para abrirmos nossas mentes quando formos pensar em como fazer um PDI. Esses conceitos são: CEP+R, lifelong learning, e lifewide learning.

  • CEP-R: conteúdos, experiências, pessoas e redes.

  • Conteúdos hoje estão em abundância nas nossas vidas. Nosso maior desafio aqui é saber escolher quais queremos consumir.

  • Experiências são a diversão do aprender: testar, praticar, errar e refletir sobre os aprendizados.

  • Pessoas são nossos instrumentos de aprendizagem desde as nossas primeiras interações, aprendendo a nos comunicar. Aqui, podemos aprender em um bate-papo, um dúvida que tiramos, uma reunião, um almoço.

  • Rede de aprendizado é quando você reúne pessoas com interesses parecidos, proporcionando trocas, motivações, sugestões de conteúdos, experiências, pessoas, conexões, compartilhamento.

  • Lifelong learning: o aprendizado ao longo da vida.

  • Lifewide learning: o aprendizado que acontece na nossa interação com todos os ambientes ⸺ formal, informal, online ou offline.

Nessa publicação, o Alex Bretas dá algumas dicas com passo a passo de como utilizar o CEP+R para fazer uma learning sprint, que pode ser o seu PDI! E aqui, o Conrado conta um pouco mais sobre lifelong learning e lifewide learning.


Tornando as ações do plano tangíveis


Agora que você entendeu o que é PDI e porque valorizamos tanto essa metodologia aqui na Movile, agora é hora de saber como por em prática! Um dos métodos mais utilizados para um PDI efetivo é a metodologia SMART. Nessa técnica, todas as ações definidas no PDI devem ser: S (específicas), M (mensuráveis), A (atingíveis), R (relevantes), T (temporais).

Dessa forma, você poderá mensurar se está alcançando-as no tempo esperado e da forma esperada. Assim, após definir uma ação específica, certifique-se de que:

  1. Ela seja específica, para que você consiga tangibilizar e executá-la.

  2. Ela seja mensurável – só assim você conseguirá saber se atingiu a sua meta de desenvolvimento.

  3. Ela seja atingível. As metas devem ser desafiadoras, mas atingíveis, caso contrário, só causarão frustração e você não seguirá com o seu PDI.

  4. Ela é realmente relevante para o desenvolvimento da habilidade em questão.

  5. Ela tenha uma data final para ser realizada. Assim você consegue entender o seu desenvolvimento ao longo do tempo.

Agora, algumas dicas finais

  • Treinamentos formais são importante mas não são a única solução para resolver as necessidades de desenvolvimento.

  • Protagonize o seu desenvolvimento! Busque e proponha ações que te façam evoluir, procurando possibilidades de aprendizagem que existem dentro do seu contexto.

  • Tenha metas ambiciosas e se desafie sempre!


Referências/Curadoria:

Lifewide Learning

Projeto de aprendizagem | Learning sprint



Quer continuar navegando? Confira mais conteúdos semelhantes:

Como acelerar sua carreira?