• Redação

Invisible Banking: a integração de serviços financeiros na sua rotina

“Alexa/Siri, faça um pedido no mercado para mim?”




Se você acompanha as tendências de tecnologia e novas features sendo lançadas em todas as plataformas com as quais convivemos, com certeza já se deparou com a facilidade crescente de realizar ou automatizar algumas tarefas do dia a dia.


Nos serviços financeiros, isso não seria diferente. As tendências bancárias estão a todo vapor, muito impulsionadas pelo boom das fintechs no país e as disrupções acontecendo mundo afora. Uma delas é o Invisible Banking ("Banco Invisível").


A Zoop, fintech do Grupo Movile, escreveu um artigo completo sobre a evolução dessa tendência, e você pode conferi-lo aqui.


O banco invisível, em tradução literal, consiste na entrega de produtos e serviços digitais inseridos naturalmente no dia a dia dos clientes bancários.


Ou seja, estamos falando de tornar processos bancários algo fluido, amigável e sem ruídos, totalmente integrado à sua rotina — como pedir à Alexa ou à Siri que façam um pagamento por você.


Usando a Inteligência Artificial (IA) e outras soluções tecnológicas como base, o invisible bank possibilita, por exemplo, a integração de dispositivos móveis aos bancos, permitindo que o cliente realize qualquer transação bancária de forma autônoma, rápida, precisa e segura.


Para isso, a tecnologia precisa de três camadas: a plataforma (por onde o cliente se conectará com o banco), o produto (a oferta de serviço financeiro em questão) e o processo (como isso será viabilizado).


Por necessitar de uma camada robusta de tecnologia, sua implementação ainda não é tão ágil, mas já vemos alguns sinais de seu aparecimento. E ainda que não seja um conceito fácil de ser entregue aos clientes, o invisible bank tem várias vantagens.


  • melhorar a rotina financeira dos clientes;

  • melhorar as suas experiências de pagamento;

  • reduzir os atritos na prestação de serviços bancários;

  • otimizar processos e a contratação de serviços financeiros;

  • entregar aos clientes soluções ainda mais personalizadas;

  • contribuir para a digitalização mais ampla do setor bancário.

Bateu a curiosidade? Para saber como se tornar um invisible bank, leia o artigo da Zoop na íntegra!


 


Redação — Zoop e Movile Orbit
A Zoop é uma fintech do Grupo Movile, líder em tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B, que atua em três segmentos: meios de pagamento, “banking as a service” (BaaS) e crédito. Seus produtos unem tecnologia e conformidade regulatória, permitindo que qualquer empresa — seja ela uma startup, um marketplace ou mesmo uma grande empresa — possa criar e oferecer serviços financeiros, com a sua própria marca, de forma simples, eficiente e segura.