• Imprensa Movile

Grupo Movile firma compromisso com Pacto de Promoção da Equidade Racial


Termo de parceria e compromisso foi assinado pelo CEO da Movile, Patrick Hruby, e pelos(as) demais CEOs das empresas investidas pela companhia


São Paulo, setembro de 2021 – A fim de aumentar a representatividade de profissionais negros e negras em seu ecossistema, a Movile, investidora de empresas de tecnologia líder na América Latina e suas marcas investidas iFood, Sympla, PlayKids, Afterverse, Zoop e MovilePay firmaram nesta segunda-feira (20), após o evento de abertura da Semana da Diversidade e Inclusão do Grupo, um compromisso com o Pacto de Promoção da Equidade Racial, projeto que visa trazer o tema para o centro do debate econômico brasileiro.


Encabeçado pela Associação de Promoção da Equidade Racial - entidade privada e sem fins lucrativos, o Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa inédita no mundo e já apoiada pela ONU para combater o racismo no Brasil. Desenvolvida no último ano por um grupo de mais de 140 pessoas, incluindo representantes da comunidade negra, especialistas financeiros e em ESG, pesquisadores e acadêmicos, advogados, empresários, profissionais e líderes do terceiro setor, o projeto propõe que as empresas trabalhem seus ambientes internos e, consequentemente, contribuam para a transformação da realidade brasileira


O protocolo ESG Racial é mensurado por meio do Índice ESG de Equidade Racial – IEER, que considera a desigualdade racial das organizações utilizando dados públicos da RAIS e PEA. Através da realização de ações afirmativas e investimentos sociais em educação a empresa começa a melhorar no rating do IEER.


Patrick Hruby, CEO da Movile explica que, apesar do Grupo investir há um tempo em ações que promovem a inclusão e diversidade, as empresas buscam aumentar no curto prazo a representatividade de profissionais pretos na composição geral do quadro de funcionários da companhia que hoje representam 28% do total de colaboradores(as) e aproximadamente 10% da liderança entre gerência, diretoria e c-levels. “A representatividade e equidade racial é uma prioridade no ecossistema de empresas da Movile. Além de reafirmar um compromisso que já assumimos anteriormente, a assinatura do Pacto reforça nossa expectativa em avançar além da promoção de iniciativas, mas, principalmente, em gerar esforços para mudanças que precisam acontecer em nossa sociedade,” explica.


O caminho da equidade que já tem sido traçado


Para que seja possível promover a diversidade e a inclusão em suas empresas investidas, a Movile realiza diversas ações como programas de contratação com essa intencionalidade, prezando para que os processos de recrutamento tenham ferramentas e pessoas preparadas para acolher a diversidade, incluindo recrutamento às cegas, bots para eliminar vieses nas primeiras etapas, e treinamento dos(as) executivos(as) e recrutadores(as) para a redução destes vieses.


No caso específico étnico-racial, para acelerar a representatividade nas empresas, a Movile investe em programas de contratações como o Tech Diversa - movimento para o profissional em tecnologia que se identifica com algum grupo minorizado; o MovileHack Afro, hackathon para pessoas negras; o Empretece, programa de recrutamento focado para a contratação de pessoas negras em posições sênior, além das metas de diversidade na principal porta de entrada de jovens talentos do Grupo, o Mobile Dream, programa para estagiários e recém-formados. As iniciativas contemplam também pessoas LGBTIQA+, mulheres e PCDs.


“Por estarmos inseridos no mercado de tecnologia e investimentos, ambos ainda predominantemente masculinos e brancos, criamos conteúdos e campanhas recorrentes fomentando a representatividade étnico-racial e de outros grupos minorizados nestes setores. Somado a isso, as iniciativas e o comprometimento com o Pacto de Promoção da Equidade Racial são apenas uma parte da nossa atuação que visa reforçar o nosso compromisso para além do discurso do nosso Sonho Grande em impactar a vida de 1 bilhão de pessoas, a começar por dentro de nosso ecossistema”, finaliza Hruby.


Sobre a Movile

A Movile é uma empresa que investe e desenvolve negócios de tecnologia e pessoas, para que alcancem o máximo de seu potencial. Temos um time apaixonado por desafios e que sonha grande, com o objetivo de impactar a vida de 1 bilhão de pessoas. Somos especialistas em finanças, gestão, cultura e inovação. Trabalhamos diariamente para apoiar as empresas do nosso ecossistema a atingirem crescimento exponencial e os profissionais a se desenvolverem de forma acelerada.


Sobre o Grupo Movile

O ecossistema Movile reúne um grupo de empresas de tecnologia, que trabalha em conjunto para atingir crescimento exponencial no mercado global e impactar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio dos seus aplicativos. Hoje, com mais de 5 mil funcionários, o ecossistema é formado por iFood, MovilePay, PlayKids, Afterverse, Sympla, Sinch, Zoop, Mensajeros Urbanos e Moova. A atuação conjunta dessas empresas garante a sinergia entre os negócios e promove a disrupção nas áreas de tecnologia, inovação, cultura e gestão. Além disso, o grupo apoia a Fundação 1Bi, com o objetivo de fomentar projetos de tecnologia para impacto social.


Informações para a imprensa | JeffreyGroup

movile@jeffreygroup.com