• Carreiras Movile

Como acelerar sua carreira?(Se você quiser!)



Estamos em um momento super intenso e acelerado do mercado, em diversos sentidos. Empresas que surgem e em poucos anos estão gerando muito impacto, criação de novas profissões, algumas skills ganhando cada vez mais espaço e um conjunto de agentes que criam, quase de maneira inerente, uma velocidade absurda.


Em meio a tudo isso estamos nós, pessoas recém-formadas ou profissionais já experientes, tentando entender como lidar com tudo isso ao mesmo tempo em que buscamos um lugar incrível para trabalhar e tentamos acelerar nossa carreira (cada um(a) acelerando na velocidade que deseja).


Mas calma, acelerar por que? Para onde? Como?


Nossa geração (não por faixa etária mas sim por período ativo no mercado de trabalho) tem sido impactada por toda essa “exigência” de crescimento e velocidade, que vem de fatores externos e também de algumas crenças internas e muita auto-cobrança. A busca por mais e mais é constante e nos assola, mas será que precisa ser assim?


Para algumas pessoas sim e para outras talvez não. Então, antes de falar sobre como acelerar na carreira, quero combinar com você que não precisamos padronizar o que é uma carreira ou o que é sucesso – reflita e entenda o que isso significa para você e em qual caminho você quer acelerar. Chega de gerar gatilho de ansiedade! rs


Alinhados sobre isso, quero compartilhar com vocês um pouco das minhas crenças e aprendizados que foram construídas durante esses meus 5 primeiros anos de carreira e, com bastante cautela, dar algumas dicas que ajudaram na minha jornada. Comecei minha carreira aqui na Movile como Dreamer (estagiário) e hoje sou Gerente da área de HR Products, um crescimento bastante acelerado em diversos sentidos.


Vamos para as dicas?

  1. A primeira já foi dada, pare um tempo e reflita sobre o que você quer e onde quer chegar. Não adianta nada acelerar e sair trabalhando muito sem ter essa clareza, já dizia o gato sorridente da Alice (referência cringe rs). Qual impacto você quer gerar? Quais seus objetivos de curto, médio e longo prazo?

  2. Feita essa reflexão, seja pragmático(a). Ao planejar um projeto fazemos de tudo para diagnosticar o problema em detalhes, definir briefing e pensar em cada etapa que levará ao sucesso, até mesmo mapeando possíveis riscos desse caminho. Por que não fazer o mesmo com a sua carreira? Pegue um papel e caneta e escreva seus objetivos, completando o espaço com o desenvolvimento necessário para alcançar cada um deles e refletindo sobre como você precisa se sentir e agir para atingir esses planos. Mais do que pensar em competências, imagine o resultado que precisa entregar para chegar até lá.

  3. Tem o objetivo e o plano? Agora se dedique e entregue muito resultado. Ninguém consegue acelerar na carreira só com um plano bonito. Encontre um lugar, empresa ou área que proporcione um ambiente propício para o seu perfil e para o seu crescimento. Pegue os maiores problemas/desafios desse lugar e resolva cada um deles com muito afinco. Sei que falar isso pode ser complexo, pois cada pessoa tem uma bagagem e uma forma de lidar com os desafios, por isso é importante que você tenha um autoconhecimento bem aguçado para avaliar o que tirará você da zona de conforto naquele momento de vida. Não use a régua do outro como base ⸺, sejam amigos ou lideranças.Crie sua própria régua e suba ela todos os dias.

  4. Abra e feche ciclos com muita qualidade. Sim, isso mesmo. Sei que a ansiedade pelo crescimento é grande, mas de nada adiantará alcançar o patamar desejado sem construir um forte alicerce por onde você passar. Mais do que chegar no seu objetivo, precisa se preparar para continuar avançando. Se preocupe em fazer bons ciclos de uma ponta a outra, não é sobre entrar em um lugar e fazer algo bonito, é sobre deixar ele melhor do que você encontrou. Sabe como isso será possível? Com muito trabalho e com tempo. Não se constrói nada de muito impacto em 4 ou 6 meses.

  5. Busque muito conhecimento e aplique isso diariamente. Se você está interessado em acelerar sua carreira, precisa estar ciente que nunca terá todas as respostas e muitas vezes estará totalmente fora da sua zona de conforto. Sei que é clichê, mas é verdade. Esse caminho será estressante, angustiante e até mesmo frustrante. Entenda o que você precisa aprender para resolver esses desafios, busque esse conhecimento e garanta a aplicação. Será de pouco valor um conhecimento adquirido se ele não te ajudar a resolver algo no seu dia a dia.

  6. Reavalie a rota. A jornada não será linear e livre de buracos, provavelmente durante sua carreira existirão diversos momentos em que você precisará pausar, olhar para o que está acontecendo e refletir se está no caminho que faz sentido para você.

Tentei resumir aqui seis dicas que agora, olhando para trás, foram extremamente úteis para minha jornada e para acelerar a minha carreira profissional. Talvez o seu contexto seja diferente, seu ponto de partida e chegada também ⸺, e por isso nem tudo aqui fará sentido.


Mais do que pensar em acelerar e atingir cargos incríveis e uma posição de destaque na sua empresa, reflita sobre como pode contribuir ainda mais para seu time, área ou projeto se consolidar como algo que muda o jogo e, talvez, a vida das pessoas que estão por perto.


No final do dia, o que fará você acelerar sua carreira é a capacidade de encontrar problemas muito grandes e de resolver cada um deles, trazendo pessoas para perto, entregando muito resultado e subindo a régua de tudo que for tocado por você. Não se deixe consumir pela ansiedade de crescer, mesmo sendo super difícil. Faça isso apenas se fizer sentido para você e com um objetivo muito bem definido. O caminho não é fácil, mas se bem aproveitado valerá muito a pena.