• Carreiras Movile

Carta aberta para futuros Dreamers (contém dicas e spoilers)


Olá, futuro(a) Dreamer!


Na última semana, com as aberturas das inscrições do Mobile Dream 2021, passou um filme na cabeça de toda a minha jornada nele, da seleção até o trabalho remoto no iFood.


Foram muitos momentos de autoconhecimento, derrotas, felicidade, realização de sonhos e conexão. Por isso, queria compartilhar com você 3 dicas que eu daria a mim mesmo, se estivesse recomeçando a jornada como Dreamer hoje.




Registro do encerramento do Onboarding dos Talents 2020! Momento de muita conexão!

As dicas são frutos de alguns aprendizados pessoais e coletivos (em conversa com outros Dreamers que participaram da edição 2020). Vamos para o Top 3:

#1 O “POR QUÊ” DEVE SER O SEU MELHOR AMIGO!


Se eu tivesse que te dar uma dica para as suas primeiras semanas enquanto Dreamer, ela seria: seja curioso e pergunte!


Em um ambiente tão dinâmico, como a Movile, é fundamental você entender o “por quê” por trás das coisas que estão sendo feitas. Isso fará você compreender de forma mais rápida o contexto que está inserido e, consequentemente, agregar mais valor para a suas entregas.


A curiosidade também te ajuda a criar conexões! A medida que você vai se interessando pelos diversos temas da sua área e da empresa, você se insere em contextos diferentes e se conecta com pessoas diferentes.

E acredite, considerando o ambiente de “startup” das empresas do Grupo, em algum momento essa conexão te ajudará de alguma forma. Por isso, não se limite ao seu núcleo de trabalho e explore (essa seria uma dica “1.1” :] ).


#2 MEU DEUS, MEU PRIMEIRO PROJETO NA ÁREA… O QUE FAÇO?!


gif

Em um ecossistema de tecnologia, as inovações possuem um ciclo de vida curto. Provavelmente, algum problema/desafio que a sua Unidade de Negócio está passando no momento, pode já ter sido superado por alguma outra empresa de tecnologia ao redor do mundo. Ou seja, para o projeto ou desafio que você recebeu na sua primeira semana de trabalho, pode existir alguém no mundo fazendo algo semelhante que te ajudará na construção de uma solução.


Ouso a me arriscar nesse momento, pode ser que alguma outra empresa do Grupo Movile já tenha superado esse desafio e tenha um case super legal para compartilhar com você! Por isso, busque estar antenado com as tendências do mercado.

Essa dica não é minha, foi um dos ensinamentos que o Fabricio Bloisi, atual CEO do iFood, passou para todos os Dreamers 2020 ainda no onboarding.

No mais, essa é a minha dica para você fazer diferente no seu primeiro projeto!



Na foto, um registro do benchmark que fizemos com o time de atendimento do Itaú. O momento foi fundamental para a construção do meu primeiro projeto.


#3 O FOCO É NO AUTODESENVOLVIMENTO


Terceira dica: seja o protagonista da sua carreira. Você, melhor do que qualquer pessoa, deve saber quais são seus sonhos, pontos fortes e sabotadores. Portanto, utilize esses três fatores para direcionar o seu desenvolvimento durante o programa.

Durante a primeira fase da aceleração do Mobile Dream, você viverá alguns momentos que te auxiliarão nesse processo de descoberta. Utilize esses insights para direcionar o seu futuro, traçando metas claras, em ciclos de curto, médio e longo prazo.


“Ahh… Gui, isso parece papo de podcast motivacional…”


Sim, parece! Porém, considerando a cultura meritocrática do Grupo, isso te trará grandes resultados no desenvolvimento da sua carreira. Aqui, o seu reconhecimento é fruto do seu progresso, comparando a sua performance de hoje com a que você teve meses atrás – por isso estabelecer marcos de crescimento é muito importante.

Ao ter clareza de qual caminho seguir, você aproveitará melhor as oportunidades!

Dentro da área de Customer Experience do iFood, em menos de 6 meses, eu já ocupei duas cadeiras diferentes, trabalhando com coisas completamente opostas. Nesse intervalo, fui Analista de Comunicação e Engajamento e, atualmente, sou Analista de Performance.


Sempre tive claro que utilizaria o período de aceleração do Mobile Dream como uma jornada de descobertas e que parte dessa jornada seria ocupar cadeiras onde eu pudesse fortalecer os meus skills e entregar valor para a área. Entretanto, isso só foi possível porque a minha liderança também tinha clareza das minhas ambições.

Todo Jedi, no início da trajetória, precisa da ajuda de um mestre Yoda – e com você não será diferente. Compartilhe seus objetivos com sua liderança e a tenha como aliada nessa jornada.


Difficult to see. Always in motion is the future.” – Yoda (Star Wars)

No mais, futuro Dreamer, seja feliz! Sendo aprovado no Mobile Dream 2021, com certeza a sua vida passará por grandes mudanças. Dependendo do seu contexto, essa mudança pode envolver uma nova residência, novos amigos e hábitos… Logo, esse processo só será encantador se você transformá-lo em um momento de extrema felicidade.


Com carinho,

Guilherme Augusto | Dreamer 2020



Quer continuar navegando? Confira mais conteúdos semelhantes:

Como acelerar sua carreira?

Tudo que você precisa saber para trabalhar na Movile ou nas investidas