top of page
  • Redação

Capacitação no mercado de trabalho: tendências para 2023


capacitação no mercado de trabalho

As necessidades referentes à capacitação no mercado de trabalho mudam conforme os cenários ao redor do mundo corporativo se alteram. Por esse motivo, empresas e funcionários(as) precisam se adaptar constantemente.


Por exemplo, certamente você já deve ter ouvido — ou melhor, presenciado — que a pandemia acelerou o processo de transformação digital nas empresas o proporcional a quatro anos em apenas um, certo?


Na prática, essa é uma das situações que exige que os(as) profissionais aperfeiçoem suas habilidades ou que desenvolvam hard skills e soft skills.


Porém, esse aprimoramento não deve partir apenas deles(as). Cabe às companhias e gestores(as) também promover e fomentar esse melhoramento.


Essas é uma das constatações apresentadas no relatório "2023 Workplace Learning Trends Report", da Udemy Business, que destaca, entre outros pontos, que os (as) líderes têm papel essencial no apoio aos(às) liderados(as) para que esses(as) desenvolvam as habilidades que precisam.


Por conta disso, uma das tendências do mercado de trabalho para 2023, apresentadas no levantamento, é o desenvolvimento de uma cultura organizacional forte e estruturada que permita e viabilize o aprendizado contínuo.


A pesquisa também chama a atenção para outros dois pilares da capacitação no mercado de trabalho para 2023, que são:

  • a agilidade conquistada por meio do aprimoramento de conhecimentos já adquiridos — a partir da iniciativa dos(as) funcionários(as);

  • entrega de programas de aprendizado contínuo — por parte das empresas.


Confira agora, em detalhes, todos os apontamentos da pesquisa da Udemy Business sobre tendências do mercado de trabalho para 2023, o que estudar para o próximo ano, melhores soft skills e mais.


O que pautará a capacitação no mercado de trabalho para 2023?

A fim de fazer uma previsão do que os(as) profissionais devem estudar em 2023, a Udemy, plataforma de ensino e aprendizado online, analisou as habilidades mais recorrentes entre as mais de 12.500 companhias usuárias dos serviços da Udemy Business, seu braço de educação corporativa.


Após essa análise, chegou-se à constatação de que a capacitação no mercado de trabalho para este novo ano será pautada em três pilares, que são:

  • cultura organizacional que reforce a aprendizagem;

  • agilidade por meio do aprimoramento de habilidades;

  • entrega de programas de aprendizado contínuo.


Cultura organizacional que reforce a aprendizagem

Um dos caminhos para estimular o comprometimento dos(as) colaboradores(as) com a empresa é por meio da construção e estruturação de uma boa e sólida cultura organizacional.


Isso acontece porque esse é um dos caminhos para que os(as) profissionais se sintam mais alinhados(as) e conectados(as) com os valores e missão da companhia.


Ao obter esse retorno, a tendência é que haja mais engajamento por parte dos(as) colaboradores, que se sentirão mais propensos a entregar mais e melhores resultados para a companhia.


No entanto, é bem importante ter em mente que uma cultura organizacional atualizada, inovadora e que se adapta bem às mudanças, não se limita à oferta de benefícios diferenciados. Segundo a Udemy, é essencial que esse conceito seja atrelado a uma estratégia de aprendizado.


A ideia com essa abordagem é que a organização se comprometa e viabilize o desenvolvimento das habilidades dos(as) seus(suas) colaboradores(as).


Essas postura ajuda a atrair, engajar e a reter talentos, mas também a conquistar funcionários(as) mais autoconscientes e seguros para tomarem decisões em favor do negócio


Como consequência, há uma troca de crescimento, decorrente da evolução do(a) profissional pelo conhecimento adquirido, que o(a) levará a uma atuação mais valiosa para a empresa e para a obtenção de resultados mais satisfatórios para o negócio.


Dica de leitura! Aproveite que está aqui e confira também este artigo: "O que as culturas organizacionais do iFood, Amazon, Netflix e Google têm em comum?"


Agilidade por meio do aprimoramento de habilidades

Outro pilar apontado no relatório da Udemy para a capacitação no mercado de trabalho, para 2023, se baseia no conceito de upskill.


Upskill é quando um(a) profissional busca aprimorar o conhecimento que tem de uma área que ele(a) já domina, com o objetivo de elevar o seu nível de domínio sobre o assunto.


A pesquisa revelou que os(as) colaboradores(as) estão "trabalhando duro" para adquirir as habilidades que precisam. Tanto que o total de horas de aprendizado técnico aumentou 49% nos últimos anos na plataforma Udemy Business.


Mas por que motivo esse comportamento foi apontado como uma tendência do mercado de trabalho para o novo ano?


Uma das razões é que, por mais que haja tempos difíceis para as companhias — como equipes reduzidas e orçamentos cortados —, as atividades e entrega de produtos e/ou serviços não podem ser interrompidas.


Um exemplo que podemos citar quanto a isso foram as demissões em massa nas startups que aconteceram nos últimos tempos. Mesmo com uma diminuição considerável do quadro de colaboradores(as), essas empresas precisaram seguir com seus propósitos para se manterem competitivas e lucrativas.


Esse é um tipo de situação que se alinha ao apontado no relatório da Udemy Business, o qual diz que os(as) profissionais precisam ser ágeis o suficiente para aprimorarem suas habilidades técnicas, mas também suas funções, responsabilidades e papéis conforme os cenários mudam.


Essa condição, no entanto, só é obtida por meio de novos aprendizados que atualizem hard e soft skills antigas, mas que também desenvolvam novas competências.


Entrega de programas de aprendizado contínuo

Uma pesquisa da PwC citada no relatório da Udemy, revelou que 77% dos(as) trabalhadores(as) globais estão prontos(as) para aprender novas habilidades ou aprimorar as que já têm.


Aplicando isso para o novo ano, esse percentual mostra que as empresas têm nas mãos uma excelente oportunidade de identificar quais são os melhores cursos para 2023 e usar essa vontade dos(as) profissionais de aprender a favor do negócio.


Ao inserir um programa de aprendizado contínuo, as companhias têm a chance de oferecer oportunidades de ensino personalizadas para seus(suas) colaboradores(as), de acordo com suas necessidades, expectativas, propósitos e tempo disponível para estudo.


Habilidades profissionais mais consumidas em 2022

Neste ponto, cabe destacarmos quais foram as habilidades profissionais com maior consumo em 2022, constatação essa que pode inspirar a sua companhia na hora de criar um programa de capacitação continuada para os(as) seus(suas) funcionários(as).


Falando especificamente das habilidades técnicas mais consumidas para o mercado de tecnologia, a pesquisa fez o seguinte apontamento:

  • data science;

  • design;

  • desenvolvimento;

  • operações de TI;

  • produtividade no escritório.


Vale destacarmos também que outras competências foram — e continuarão sendo — bastante consumidas. Essas, por sua vez, podem fazer parte de diversos segmentos, inclusive do mundo das startups. São elas:

  • finanças e contabilidade;

  • liderança e gestão;

  • marketing;

  • gestão de projetos e operações;

  • vendas;

  • trabalho e recursos humanos.


Assim, considerando as 10 principais habilidades de negócios emergentes (classificadas por aumento no consumo), a lista contempla:

  • gerenciamento da experiência do cliente;

  • comunicação não verbal;

  • software Salesforce (CRM);

  • estratégia digital;

  • indústria 4.0;

  • comunicação empresarial;

  • Six Sigma Yellow Belt (certificação);

  • Product Owner Scrum Profissional, PSPO (certificação);

  • MBA;

  • recrutamento.


Como você pôde ver, o aprendizado corporativo não se limita a oferecer cursos esporádicos aos(às) seus(suas) colaboradores(as).


Como tendência de capacitação no mercado de trabalho para 2023, o ideal é incluir o conceito de lifelong learning na cultura organizacional da empresa, abordagem essa que gerará uma série de benefícios para todos os envolvidos.


Gostou deste artigo? Então receba conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mail, assinando agora mesmo a nossa newsletter quinzenal.


A cada edição, trazemos em uma rápida leitura temas relevantes, uma seleção das matérias mais vistas das últimas semanas e recomendações da redação para impulsionar seu conhecimento.


Assine e fique por dentro de tudo!


 

Redação | Movile Orbit

 


bottom of page